Asociación

Asociación
Asociación Filosófica del Uruguay

martes, 7 de febrero de 2012

seminario de Filosofia y educacion


Interatividade será um dos temas do 4° Seminário Nacional de Filosofia e Educação

   05/01/2012 - 09:01

De 21 a 23 de maio, ocorre na UFSM o 4° Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências (Senafe), evento que terá como tema “Interatividade, singularidade e mundo comum”. O seminário vai reunir 22 pesquisadores de diversas universidades brasileiras e também de instituições da Espanha, Chile e Argentina. Eles vão participar de duas mesas de conferência e mais quatro mesas temáticas, em uma promoção conjunta dos programas de pós-graduação em Educação e Filosofia da UFSM.
A interatividade é um termo mediador surgido no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação para compreender e problematizar, por exemplo, a influência destas tecnologias na mudança das noções de singularidade e mundo comum.
Como pensar a relação entre filosofia e educação, mais especificamente as relações da singularidade e mundo comum? De que modo isso repercute nas diversas instâncias pedagógicas, como a relação teoria e prática na formação? A educação responde aos desafios da criação coletiva proporcionada pelo espaço virtual? As tecnologias estão liberando ou aprisionando a criatividade do indivíduo e a busca do saber em sala de aula? Como ensinar Filosofia em tempos de interatividade constante? Se as noções de emissor e receptor se modificam no contexto das novas tecnologias, é possível estabelecer relações entre professor, aluno e conhecimento nesta perspectiva?
Estas serão algumas das questões debatidas no 4° Senafe, visando a dar continuidade às discussões que tratam de questões pedagógicas do ponto de vista filosófico.
Mais informações na página http://w3.ufsm.br/senafe/index.html.


No hay comentarios:

Publicar un comentario